sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Fruto do Espírito

Alguns dias atras veio uma irmã até nossa igreja(aqui em Venezuela), dizendo que queria se congregar conosco, que era uma ex-freira e agora era evangelista-pastora, dizia ela e que queria estar de baixo da cobertura de um pastor, porque pregava em varios lugares e gostaria que esse pastor a apoiasse. A primeira semana se passou e se via a alegria em seu rosto, mas com o passar dos dias fui observando algumas diferenças. Fui então até a igreja que ela frequentava e o que descobrir através de seus pastores não era nada bom. Para resumir, era uma pessoa que queria ser melhor que os outros, mais usada por Deus que todos, que seu "tristemonio" era melhor, que pregava melhor que muitos pastores e tinha que ser em campanha de tres dias, era sem amor, desobediente, sem misericordia, sem paz, sem humildade, sem paciencia.

Quantas pessoas não estão como essa irmã, que querem ser alguem adimirada e aplaudida a todo custo, sem se importar em seguir verdadeiramente a Palavra de Deus, se intitulando a si mesmo como obreiros e pastores sem o chamado para tal, somente porque sentiu uma emoção ou porque alguem lhe falou algo.

Meus amados, a Biblia diz que pelos frutos se conhece a arvore(Mt. 7.15,16; 12.33). Não é porque prega bonito, ou porque fala em linguas estranhas, profetiza, ou faz milagres que devemos confiar totalmente nessa pessoa, devemos verificar os frutos que essa pessoa produz(Mt. 7.21-23).

"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciencia, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e dominio próprio. Contra essas coisas não há lei." Gl. 5.22,23.

É maravilhos e interessante notar na Biblia, que Deus nos fala de si mesmo como um Semeador(Mt. 13.37), Agricultor(João 15.1), que espalha a semente que é a Palavra de Deus(Lc. 8.11), que é Cristo(João 1.1) e que também esta atento ao aparecimento de fruto(Mt. 13.8,26). Isso nos faz entender , que Deus quer que nós sejamos produtivos(Lc.19.26), que devolvamos multiplicado (com fruto) o que Ele nos concedeu(Lc. 19.13,16), para benção nossa(Lc.19.17).

Um fruto é o produto final, perfeito, de uma árvor madura, que se iniciou com uma semente pequena, a qual foi plantada em um terreno previamente preparado, cuidado, regado, terreno adubado, podada. Segundo o Antigo Testamento, o terreno era arado com juntas de bois. Isto significa que o Espírito Santo ha colocado uma semente em nós, que deve ser cultivada, cuidando do terreno(alma), regando, sempre adubando, etc.. e tudo isso por meio dos bois(ministros de Deus).

I- Fruto

a) Etimologia

A palavra fruto vem do grego Karpós que significa fruto (como arrancado), resulta em beneficio, descendencia.

Usado literalmente, é aquilo que é produzido pela energía propria de um organismo vivo(Tg. 5.18).
Usado metaforicamente, são as obras ou atos. O fruto do Espírito é a exprssão do poder desse mesmo Espírito que está operando dentro de nós.
b) O plano de Deus é que toda sua criação frutifique(Gn 1. 22-24, 28).
Desde o principio a benção de Deus é "frutificai e multiplicai". Deus nos da exemplo: Deu seu Filho Unigenito(Jo. 3.16) como semente(Jo. 12.24) para levar muitos frutos(Hb. 2.10). Em Isaias 55.11 diz claramente o Senhor que sua Palavra será prosperada, isto é, produzirá o que Ele quer e não voltara vazia, ou seja, levará fruto.
c) Deus está atento para ver frutos
Ja mencionamos que Deus esta atento ao que produzimos(Tg. 5.7; Col. 1.10). Ele já nos deu o necessario para agradar-lhe, o que precisamos fazer é colocar nosso coração a sua disposição, nossa vida, nossa terra, para lhe apresentar frutos agradaveis(Ct. 4.16), porque o objetivo do fruto é deleitar ao dono do jardím e nós somos arvores boas para produzir boms frutos(Mt. 12.33).
d) Frutificando para Deus
Para que se produza o fruto do Espírito em nossas vidas, é necessario que a semente nos encha(Ef. 5.18), que andemos Nele, desenvolvendo-nos como algo que foi cultivado(Col.1.10) e assim não satisfaremos os desejos da carne(Gl. 5.16) e conseguiremos o que Deus há planejado para nós(2 Ts. 2.13,14), produzindo o que é bom, agradavel e perfeito para Ele(Rm. 12.2).
II- O fruto do Espírito - Gl. 5.22,23
I) AMOR (Jo. 4.8)
Do grego Ágape que significa amor, afeto ou benevolencia, amado, ágape. É a atitude de Deus para com a humanidade(Jo. 3.169, o qual pode ser conhecido sobre a base de suas ações: Nos deu seu Unico Filho para nos salvar(1ª Jo. 4.9). É o profundo e constante amor, é o interesse de um Ser Perfeito para com outros indignos desse amor. É o amor que valoriza e estima, desprendido, disposto a servir. É o amor perfeito, não fingido(2º Co. 6.6), de Deus(1ª Jo. 4.8), do Espírrito Santo em nosso espírito(Rm. 5.5).
Algumas caracteristicas desse amor:
Encontramos em 1ª Co. 13.4-7, e nos explicam como é o amor de Deus(Jo. 3.16). O amor é: Paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo suporta, tudo espera, tudo suporta.
Como é manifestado?
- Ao amarmos os irmãos -Jo. 13.35
- Ao amarmos nossos inimigos, ao fazer bem aqueles que nos aborrecem, e aos que nos amaldiçoam, orando por aqueles que nos caluniam e nos perseguem, Mt. 5.44
II) GOZO (Atos 13.52)
Do grego Chará que significa gozo, deleite, alegria. Chará se deriva de Chaíro, estar alegre, feliz calmamente ou bem; gozar, regozijar. A biblia nos aconselha a estarmos sempre alegres(1ª Ts. 5.16) ou seja, cheios do Espírito(Ef. 5.18).
Algumas caracteristicas do gozo:
- Nao é terrenal, vem do Senhor - Jo. 15.11; Col. 1.11,12
- É produto do perdão de Deus - Sl. 51.12
- Não depende das circunstancias - At. 16.22-25; Fp. 4.12
- Se produz ao testificarmos de Cristo em a situações diversas - At. 5.41
III) PAZ (Jo. 14.27)
Do grego Eirene que significa paz, ausencia de agressão, ordem, quietude de coração. Descreve relações harmoniosas entre pessoas, nações, entre Deus e o homem.
Devemos recordar que Jesus é o Senhor da paz(2 Ts. 3.16).
Algumas caracteristicas da paz:
- É primeiro interior e depois exterior - Sl. 43.5
- Se obtem atraves de Jesus - Jo. 14.27; Rm. 5.1
- Se produz ao persarmos nas coisas do Espírito - Rm. 8.6
- É permanente ao crermos em Deus - Fp. 4.7; Jo. 14.1
IV) LONGANIMIDADE (Tg. 5.7-10)
Do grego Makrotumia que significa paciencia sem limite, clemencia, perseverança, que nao se ira tão facilmente.
Deus sempre esta trabalhando em nossas vidas e as vezes não entendemos o "por que" de tantas lutas e provas, as vezes nem imaginamos que vem da parte de Deus para melhorar nossas atitudes. Devemos entender que sempre que passamos por lutas é porque Deus esta nos moldando, algo Ele esta fazendo ou nos ensinando. Sempre digo que a paciencia ou a longanimidade é essencial na vida do cristão e principalmente na vida de um obreiro(Lc. 21.19; Rm. 5.3,4). A Biblia diz que aquele que perseverá ate o fim esse será salvo.
Algumas caracteristicas de longanimidade:
- É fortalecimento de Deus para nós - Col. 1. 10,11
- Juntamente com a fé nos conduz a obtenção das promessas - Hb. 6.11,12
- Nos habilitar a predicar a pesar das adversidades - 2ª Ts. 4.17
- É produzida pelas provas(Tg. 1.3) e tribulações(Rm. 5.3,4)
V) BENIGNIDADE (Ef. 2.7)
Do grego Cheretotes significa utilidade, graça, ternura, compaixão, bondade, não querer magoar ninguem. É uma disposição bondosa de coração para com os outros.
Algumas caracteristicas de benignidade:
- Nos levar a fazer o bem - Ef. 4.32
- É ocupar-se das boas obras - Tt. 3.8
- Serve de revestimento para o crente - Col. 3.12
VI) BONDADE (Rm. 15.14)
Do grego Agathosune que significa bom desejo, desejo de ser bom e de fazer o bem. É a qualidade moral que descreve a palavra Agathos que significa aquele que sendo bom em seu carater, é beneficioso em seus efeitos; apropiado, saudavel, honrado, que agrada a Deus. É uma atividade bondosa a favor de outros..não necessariamente por meios suaves, por exemplo, quando Cristo purifica o templo(Mt. 21.12).
Algumas caracteristicas de bondade:
- Dá de graça o que recebeu de graça - Mt 10.8
- Leva os outros a ter comunhão com os irmãos - At. 9.26
- Se alegra com o exito dos outros - At. 11.21-24
VII) (Col. 2.6,7; Hb. 11.21-24)
Vem do grego Pistis que significa persuasão, credibilidade, uma convicção baseada no ouvir, confiança, compromisso, certeza, fidelidade. Esta palavra se usa sempre da fé em Deus, em Cristo ou em coisas espirituais. Pistis vem de Peitho convencer, assegurar, confiar, acreditar.
Vamos dizer que a fé tem varios gomos(como de tangerina), sendo o primeiro a fé salvadora, outros gomos se manifestam como dons, como escudo, como porta, etc. Como fruto é aquela que diariamente nos afasta das coisas que não são tão importante no viver cotidiano(1ª Pd. 1.18) para caminhar conforme a vontade do Espírito Santo(Gl. 5.16).
Algumas caracteristicas da fé:
- Ela nos mantém firmes - 2ª Co. 1.24
- Se cultiva colocando nossos olhos em Jesus - Hb. 12.2
- Através dela vivemos - Gl. 3.11
- É um presente de Deus - Ef. 2.8
VIII) MANSIDÃO (Tt. 3.2)
Vem do grego Prautes que significa gentileza, humildade, moderação. Consiste não só no comportamento externo, do trato da pessoa com seu semelhante, mas tambem com a obra na alma. É a disposição de aceitar os tratos de Deus sem discursão. É uma condição de mente e coração. Esta estreitamente ligada a ahumildade, ja que é consequencia dela. Manso não significa que alguem não possa se defender, mas que se pode evitar, evita. Devemos aprender de Cristro(Mt. 11.29).
Algumas caracteristica de mansidão:
- Não procura fazer vingança - Rm. 12.19
- Não paga mal por mal - 1ª Pd. 3.9
- Deixa a alma tranquila - Mt 11.29
IX) DOMINIO PROPRIO (2ª Pd. 1.6)
Vem do grego Egkrateia que significa dominio proprio, controle e dominio sobre nossos desejos e paixões, continencia. Dominio de si mesmo.
Algumas caracteristicas do dominio proprio:
- Exercita o equilibrio - 1ª Co. 6.12
- Sujeita a lingua - Tg. 3.6-12
- Controla a ira - Ef. 4.26,27
- Sujeita os membros do corpo para fazer o que agrada a Deus - Rm. 7.5,6; Ef. 4.28
Quero lhe dizer meu amigo e irmão que lê este pequeno estudo neste momento, que o desenvolvimento da semente que Deus deu por seu Espírito, se levará a cabo por meio de seu cultivo, o que significa colocar em pratica o desejo do Espírito Santo(Jo. 16.13a); que morramos para o mundo e vivamos para Cristo(Gl. 5.24). Entretanto, devemos ser pacientes, porque assim como a semente lançada na terra não dá fruto de um dia para o outro, da mesma forma devemos avançar, seguir sempre pra frente, olhando o alvo, e esquecendo das coisas que ficaram para tras(Fp. 3.12-14)
O fruto do Espírito em nossas vidas denota a imagem de Cristo, pelo que devemos sempre anelar para que nossa vida seja agradavel aos olhos de Deus.
Nosso maior exemplo é nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que nos ensina o que convem a nossa vida: a misericordia(Mt. 9.13)
O fruto do Espírito Santo é uma obra sobrenatural no coração arrependido que quer agradar a Deus em tudo, portanto não é uma obra humana e nem da mente do homem. Se consegue permanecendo em Cristo(Jn. 15. 15).
Se voçê esta começando agora sua carreira no ministerio ou ja esta fazendo a obra ja algum tempo, olhe neste momento para dentro de si mesmo e veja o que esta errado e procure concertar. saiba que voçe é muito importante para Deus e como vaso que voçê é Ele certamente esta preparando voçê para algo mais grande. Porém nao se precipite, confie em Deus, nunca e nem jamais queira usar o Espírito Santo de Deus para se aparecer, para ser melhor que os outro, para se exaltar ou até mesmo para humilharas pessoas. Aguarde o tempo de Deus.
Eu sempre digo que muitas coisas em nossas vidas não são necessarias, mas que algumas são importantes. Jesus em certa ocasião estava exortando os fariseus e escribas a respeito de como davam os dizimos, (e como eles davam?) Davam para se mostrar, para aparecer, para se exaltarem e Jesus lhes dizia que tinha que dar o dizimo e nao esquecer de observar o mais importante. a justiça, a misericordia e a fidelidade.
Quantas pessoas há por aí se dizendo profetas, apostolos, pregadores e fazedores de milagres, com uma unção diferente, dizendo que tem um testimunho de fogo, uma vida e jejum como a de Jesus, etc....Até que a arvore esta bonita, mas quando se procura o fruto, encontramos um fruto podre, cheio de bichos, sujos, então nos assustamos, não encontramos misericordia, amor, paciencia, humildade, respeito, estão mais interessados em dinheiro, dinheiro e dinheiro. Aqui em Ciudad Bolívar(ja me contaram) que tem até uma evangelista(se intitula) que para orar por enfermo quer dinheiro, se não lhe pagam não ora.
Meus amados muitas bençãos sobre suas vidas. Dios les bendiga.

Um comentário:

Rodrigo disse...

Meu amigo Mario, quero parabeniza-lo pelo texto, está muito bom. Que Deus continue te abençoando sempre nesta terra e que te Ele te esconda deste lobo com cara de ovelha.

Abraço e a Paz.

Rodrigo Allan